terça-feira, 19 de julho de 2011

Laranjal do Jari! Muita Chuva?



       Com o segundo sementre de 2011, chega também a redução da precipitação no estado do Amapá. No município de Laranjal do Jari, a maior intensidade de chuva ocorre entre os meses janeiro e junho. Concordo que, dentro de uma visão estadual, esse quantitativo é relevante. No âmbito nacional, o também município amapaense calçoene, foi identificado como o mais chuvoso do Brasil com uma precipitação média anual de 4.165 mm. Em termos comparativos, o total de chuva observado em Calçoene, chega a ser, em média, três vezes maior que a registrada na cidade de São Paulo.
       Esses números são impressionantes quando comentado por um paraibano residente na região Norte, até porque, em Monteiro-PB, a precipitação varia entre 500 e 800 mm/ano. Entretanto, após visita ao site do Engenheiro Agrônomo Mário de Carvalho Fontes Neto (http://www.agfag.wordpress.com/), constatei particularidades climatológicas em alguns lugares do mundo.
        Na ilha de La Réunion, localizada no Oceano Índico, foi registrado o recorde mundial de precipitação em 24 horas entre 15 e 16 de março de 1952, chovendo 1.869,9 mm.
        Já na Índia, mais especificamente em Cherrapunjee, foram verificados dois recordes mundiais no Guiness. Em julho de 1861, foi observado a maior precipitação mensal (9.300 mm). Entre Agosto 1860 e Julho de 1861, choveu 22.887 milímetros.