quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Professor é finalista do 3° Concurso Aprender e Ensinar da Revista Fórum e Fundação Banco do Brasil

Imagem: Apresentação de poster no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica - 2012

    Vinícius Batista Campos é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Campus Laranjal do Jari. Recentemente participou de uma seleção de projetos no concurso intitulado 3° Concurso Aprender e Ensinar - Tecnologias Sociais, promovido pela Revista Fórum e Fundação Banco do Brasil. Nessa edição o concurso recebeu 4695 inscrições de professores de todo país. Desses, 1780 se certificaram e 64 foram finalistas, sendo que, da categoria Institutos Federais foram selecionados dois por região (foi um dos selecionados da região Norte), totalizando 10 docentes. 
    Os finalistas participarão em Brasília, nos dias 22 e 23 de fevereiro, de seminário sobre o tema (tecnologias sociais), sendo selecionados um professor de escola pública ou espaço não formal de educação de cada região do País e um de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, onde os vencedores serão contemplados com uma viagem a Tunísia para participar do Fórum Mundial Social 2013.
     Com a proposta, denominada "Hortafita - produção de hortaliças com uso de resíduos em palafitas", o Prof. Vinícius Batista Campos objetiva solucionar três grandes problemas da humanidade na atualidade: a) Produção de alimentos; b) gestão das águas; c) gerenciamento dos resíduos. 
    Com a utilização de resíduos de construção (madeira, especificamente), vem sendo criada uma estrutura vertical para produção de hortaliças, tendo em vista que a população residente em palafitas não teria possibilidade de cultivá-las durante todo o ano, por inviabilizar a construção de leirões. A estrutura será revestida com plástico, criando uma micro-estufa, ambiente propício para o desenvolvimento de hortaliças na região amazônica.            
     Outra característica relevante é o comércio de hortaliças nessa localidade, onde a maior parte delas são oriundas de outras localidades, encarecendo o produto. Em pesquisa preliminar foi constatado o quilo do pimentão pode chegar a R$ 7,60, ou seja, alto custo e sem levar em conta a qualidade do produto, bem como a segurança alimentar.
       A semente de açaí é um resíduo existente no município de Laranjal do Jari e em grande quantidade. Na maioria dos casos a destinação é inadequada, além de não aproveitá-lo com eficiência. Esse resíduo será usado como substrato, bem como as cinzas de padaria para produção de hortaliças, a exemplo de alface, coentro, cebolinha e uma espécie condimentar muito consumida na região, a pimenta.
      Por se tratar de uma região com alto índice pluviométrico, será instalada um sistema de captação de água da chuva. A calha será construída com garrafas tipo "PET", a qual canalizará a água para um recipiente e, por fim utilizando-a para irrigação.
      Além do benefício alimentar, o projeto também possui um enfoque ambiental, alertando a população para um gerenciamento dos resíduos mais correto, podendo reutilizar determinados materiais, e a partir deles, trazer melhorias para família e para a sua localidade.

Para ter acesso a lista completa dos finalistas, acesse: 

http://revistaforum.com.br/blog/2012/12/confira-os-64-finalistas-do-3o-concurso-aprender-e-ensinar/

http://www.aprenderensinarts.com.br/noticia/confira-os-64-finalistas-do-3o.-concurso-aprender-e-ensinar/129