sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Professor do GEPMA participa do maior congresso de solos do país



            O XXXIII CBCS abordou como tema principal SOLOS NOS BIOMAS BRASILEIROS: SUSTENTABILIDADE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS. A escolha por esse tema se deve à importância de discutir assuntos como a sustentabilidade frente às mudanças climáticas, dentro dos biomas brasileiros, entre outros. Dentro deste tema central a discussão proposta aconteceu em diferentes eixos temáticos que foram norteadores para as atividades como palestras, mini-cursos e apresentação de trabalhos em sessão pôster e apresentação oral. Os eixos temáticos foram: Os biomas brasileiros, com ênfase nos cerrados; uso de resíduos de atividades indústriais e pecuárias como fertilizantes e condicionadores de solo; sistemas integrados e sustentáveis (lavoura-pecuária e agrosilvopastoris); uso eficiente da água e fertirrigação; uso do solo e mudanças climáticas e vice versa; bioquímica dos solos e bioremediação e sustentabilidade ambiental.
            O Prof. Vinícius Campos, apresentou dois trabalhos na forma de painel. O primeiro avaliou o efeito de doses de silicato de cálcio e magnésio no crescimento de duas cultivares de girassol com finalidade ornamental e sistema de produção: mamona, algodão colorido e feijão de corda submetidos a adubação orgânica. O referido professor ainda realizou alguns contatos com outros docentes de instituições do Norte-Nordeste, visando, num futuro próximo, parcerias nos âmbitos de pesquisa, ensino e extensão.
       O evento trouxe, além dos maiores nomes da ciência do solo nacional e dos EUA, o Prof. da USP, Kenitiro Suguio, Pós-Doutor em Geociências pela Universidade de Tokyo e um dos maiores nomes no país em Geociências, ministrando a palestra PALEOCLIMA DO QUATERNÁRIO E A TEORIA DO AQUECIMENTO GLOBAL.
       Segue abaixo algumas imagens do evento.