terça-feira, 31 de maio de 2011

Gincana do IFAP-Laranjal do Jari coleta quase 7000 garrafas PET

           
            Nos dias que antecedem a I Semana do Meio Ambiente do IFAP-Laranjal do Jari, os professores do curso técnico em Meio Ambiente e membros do GEPMA-IFAP, Raimundo Rolim Neto e Vinícius Batista Campos, coordenaram uma gincana com os alunos dos cursos técnicos integrados em Meio Ambiente, Informática e Secretariado. Durante cinco dias, as turmas tiveram a tarefa de coletar o máximo de garrafas tipo PET.
            A iniciativa mostrou o espírito competitivo dos alunos, o interesse de ajudar na redução de embalagens com potencial poluente e ainda no incentivo do envio desses recipientes para reciclagem. No total, foram recolhidas 6.669 garrafas que, em massa, resultou num valor aproximado de 334 kg. A divulgação da turma vencedora será feita na Caminhada Ecológica, neste domingo. Depois desse quantitativo de material retirado do ambiente, os alunos do IFAP contribuíram de forma direta, para a Semana do Meio Ambiente com saldo positivo no tocante a geração de resíduos, caso esses venham a surgir no evento.
            Gostaria de agradecer principalmente ao Prof. Raimundo Neto pela organização da atividade, a qual, no meu ponto de vista, possui extrema relevância sócio ambiental e educacional, onde o processo ensino-aprendizagem deve transpassar a estrutura física da sala de aula. Agradeço também o empenho de todos os alunos que, de forma organizada, mostraram que a pesquisa realizada pelo professor norte americano Daniel Menascé, faz sentido. Para as pessoas que não tiveram acesso a essa divulgação científica, irei descrevê-la de forma clara e sucinta. Após realizar uma pesquisa junto a empresas nos EUA, o referido professor citou os requisitos desejados num profissional, sendo esses, em ordem decrescente:

1)      Saber trabalhar em equipe
2)      Boa comunicação verbal e escrita
3)      Saber apresentar os resultados (para clientes diversos)
4)      Saber usar o tempo (definição de cronogramas)
5)      Ter capacidade de aprender
6)      E por último…ter domínio técnico

            Pois bem, todos mostraram que, de forma organizada, o trabalho possui maior representatividade. PARABÉNS!!! Agora é só falta a turma vencedora aguardar o prêmio.
            Aproveito ainda a oportunidade para agradecer o apoio logístico da coordenação pedagógica do IFAP na pessoa do Pedagogo Josué Cardoso do Rego.
            Mais imagens da gincana:



Nenhum comentário:

Postar um comentário